Por que a Sexta-feira Santa é um convite à leveza – no corpo e na mente?
- Caroline Ornesque Marinho
- 16 de abr. de 2025
- 1 min de leitura
A Sexta-feira Santa é um daqueles dias que pedem pausa. A correria desacelera, as pessoas se recolhem, e o clima é de reflexão. Mas além do simbolismo religioso, esse também pode ser um ótimo momento para desacelerar a alimentação e cuidar da saúde — com refeições mais leves, conscientes e equilibradas.

Menos carne, mais consciência
A tradição de não consumir carne vermelha nesse dia nos convida, mesmo que sem perceber, a fazer escolhas diferentes. E isso vai além da religião: é também uma chance de repensar nossos hábitos, reduzir o excesso e trazer mais qualidade para o que colocamos no prato.
Peixes, vegetais, grãos, saladas frescas… Tudo isso pode compor uma refeição gostosa, leve e cheia de nutrientes.
Um respiro para o organismo
Alimentos leves ajudam na digestão, evitam aquela sensação de peso e inchaço, e ainda favorecem o funcionamento do intestino. Ou seja: dar um descanso pro seu corpo nessa data também é uma forma de autocuidado.
Que tal transformar isso em hábito?
Aproveitar a Sexta-feira Santa pra fazer uma pausa mais consciente na alimentação pode ser o começo de um novo estilo de vida. Você não precisa esperar datas especiais para cuidar de você — seu corpo merece esse carinho o ano todo!
E no prato de hoje…
Mesmo com alimentos simples, dá pra criar pratos lindos, cheios de cor e sabor. Desde um peixe assado com legumes até uma salada de grão-de-bico com azeite e limão, as possibilidades são infinitas — e deliciosas.




Comentários