Creatina: como ela age no seu corpo e por que é tão falada?
- Caroline Ornesque Marinho
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Se você já se interessou por saúde, desempenho físico ou simplesmente acompanha o mundo fitness, com certeza já ouviu falar da creatina. Mas afinal, o que é essa substância e como ela realmente age no nosso corpo?

O que é creatina?
A creatina é um composto naturalmente produzido pelo nosso corpo a partir de aminoácidos como arginina, glicina e metionina. Ela é encontrada, principalmente, nos músculos e também é obtida por meio da alimentação, especialmente de carnes vermelhas e peixes.
No entanto, para alcançar níveis ideais que influenciem no desempenho físico, muitas pessoas optam pela suplementação de creatina.
Como a creatina atua no organismo?
A principal função da creatina no corpo está relacionada à produção de energia rápida. Dentro das células musculares, ela se transforma em fosfocreatina, uma substância que ajuda a regenerar o ATP (trifosfato de adenosina) — a principal fonte de energia celular.
Durante exercícios intensos e de curta duração (como musculação, sprints e HIIT), o ATP é utilizado rapidamente. É aí que a creatina entra em ação: ela acelera a reposição do ATP, permitindo que você treine com mais intensidade e por mais tempo.
Benefícios da creatina
Além de melhorar o desempenho físico, a creatina oferece diversos outros benefícios:
Aumento da força e massa muscular: ao possibilitar treinos mais intensos, a creatina favorece o crescimento muscular.
Melhora da recuperação: ela ajuda a reduzir a fadiga muscular e acelera a recuperação pós-treino.
Apoio à saúde cerebral: estudos indicam que a creatina também pode ter efeitos positivos na função cognitiva, especialmente em situações de privação de sono ou estresse mental.
Auxílio em condições clínicas: em alguns casos, a creatina é utilizada como parte do tratamento de doenças neuromusculares, como a distrofia muscular.
Creatina engorda? Retém líquido?
Uma dúvida comum é se a creatina "engorda". A verdade é que ela pode causar um leve aumento de peso corporal, mas isso se deve principalmente à retenção de água dentro do músculo — e não à gordura. Esse efeito, na verdade, está relacionado ao aumento da hidratação e ao volume muscular, o que pode ser algo positivo para quem busca definição.
Quem pode tomar creatina?
De forma geral, a creatina é considerada segura e eficaz, sendo um dos suplementos mais estudados no mundo. No entanto, o ideal é que a suplementação seja feita com orientação de um nutricionista ou médico, especialmente em casos de doenças renais pré-existentes.
Conclusão
A creatina vai muito além de um suplemento para atletas. Sua atuação no metabolismo energético e seus benefícios para a saúde muscular e até cerebral fazem dela uma excelente aliada para quem busca mais energia, desempenho e qualidade de vida.
Se você busca melhorar seu rendimento nos treinos ou até dar um up na sua rotina, vale a pena conversar com um profissional e considerar a creatina como parte da sua estratégia!
Comentarios