A saúde intestinal influencia na beleza da pele?
- Caroline Ornesque Marinho
- 15 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Você já ouviu falar que o intestino é considerado o “segundo cérebro”? Além de impactar diretamente nossa saúde física e emocional, ele também pode refletir na beleza da pele.
Mas como isso acontece?

Intestino e pele: uma conexão direta
O intestino é responsável por absorver nutrientes e eliminar toxinas. Quando ele não está funcionando bem, esse equilíbrio se rompe, e o corpo pode apresentar sinais externos, como acne, ressecamento, vermelhidão ou inflamações na pele.
O papel da microbiota
No intestino, vivem trilhões de bactérias — a famosa microbiota intestinal. Quando ela está saudável, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar processos inflamatórios que também afetam a pele. Já um desequilíbrio (disbiose) pode estar ligado ao surgimento de problemas como acne, rosácea e até envelhecimento precoce.
Como cuidar do intestino (e da pele!)
Alimentação rica em fibras: frutas, verduras, legumes e cereais integrais favorecem o trânsito intestinal.
Probióticos e prebióticos: iogurte, kefir, kombucha e alimentos como banana e aveia ajudam a manter a microbiota equilibrada.
Hidratação: beber água é fundamental para o funcionamento adequado do organismo.
Sono e rotina equilibrada: noites mal dormidas e estresse em excesso também prejudicam o intestino e, consequentemente, a pele.
Conclusão
A saúde intestinal e a beleza da pele estão mais conectadas do que imaginamos. Cuidar da alimentação e manter hábitos saudáveis é investir não só no bem-estar, mas também em uma pele mais bonita e saudável de dentro para fora.




Comentários